sábado, 9 de maio de 2015

Nossa primeira aula de jazz dance: a lição do balão...

Chegamos ao Câmpus Urupema às 08h para prepararmos a sala para nossa primeira oficina. Todas as aulas de jazz dance serão realizadas pela professora de dança Karen Kriss. Aos poucos as participantes foram chegando. A primeira atividade realizada foi uma apresentação individual. Falamos um pouco de nossas vidas e de nossas experiências relacionadas com a dança. A maioria relatou algum contato com a dança, como a dança gaúcha, o balé, a dança circular e a zumba.
 
Logo após, iniciamos uma dinâmica com o balão. No início, parecia mais uma brincadeira, algo para descontrair o grupo. Primeiramente, em duplas, jogávamos o balão uma para outra, tentando percebê-lo de diversas formas, como uma bola de sabão, como uma bola de vôlei ou como uma bola de ferro. Depois, deixamos o balão passar suavemente por várias partes do nosso corpo: mãos, braços, cabeça, tronco, pernas... (Confira o vídeo abaixo).

No final da dinâmica descobrimos muitos significados nesta deliciosa “brincadeira” com o balão. De forma tímida, começamos a experimentar os primeiros movimentos do jazz dance: sinuosos, alongados, pautados no improviso e na flexibilidade...

Mas as surpresas não pararam por aí. Através da dinâmica com o balão, percebemos que na vida há situações que não podemos resolver se estivermos sozinhos, pois auxílio alheio é fundamental... Também aprendemos que se algo deu errado, não é sinal para desistirmos. Devemos sempre insistir, tentar novamente. Caso contrário, jamais poderíamos experimentar o gosto da vitória.

Foi uma manhã divertida. Uma energia muito boa fluía por aquela sala. O balão poderia estar caindo. Mas com a nossa persistência e com a ajuda das colegas, era reerguido facilmente. Por isso, tente, se entregue e, se cair, levante outra vez...




Texto elaborado por Camila Adenir da Silva e Silvana T. Alves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.